19 abril, 2005

Desabafos em rede

A internet tem propriedades estranhas. Tipo, porque alguns desabafam todos os seus podres para pessoas que não conhecem bem?

Falam de sua vida sexual, de seus problemas familiares, etc. como se te conhecessem há anos. Ou então fazem blogs, flogs ou outros contendo muito de suas vidas particulares, expostas como uma carcaça de cachorro atropelado, para que qualquer criança possa cutucar com um pedaço de pau. E não se importam!!!

Tocar numa pessoa por descuido na rua pode provocar uma reação de reprovação, a clássica cara feia. No ônibus raramente as pessoas sequer trocam olhares. Aliás, olhar por certo tempo para uma pessoa, provoca também uma bela cara feia. No entanto, na rede é diferente, alguém publica num blog que brigou com a sogra ou que está menstruada e não se preocupa se o desconhecido que sentou do lado no ônibus ou que esbarrou no centro vai ler ou não.

Que a rede mandou o privado para a privada é uma constatação lógica. Mas o que permite que pessoas se entreguem ao virtual dessa forma? porque no "mundo real" agem de maneira tão oposta?

A rede dá uma certa sensação de irreal, de que o que acontece nela não influencia em nada a "vida real". O termo virtual corrobora e fundamenta essa sensação. Ele é empregado porque as coisas e lugares na internet não são físicos. Mas será que por serem abstrações são menos reais?

O "virtual" por sua vez dá uma sensação de impunidade, de que não existem limites nem reações imprevisíveis (afinal, "não existe") e isso pode fazer com que quem escreve (e quem lê também) se sinta à vontade para falar de algo que jamais falaria, por que a pessoa que vai ler (e a que escreveu) não existem mesmo, são virtuais.

depois eu continuo, agora tenho que ir ver o placebo, uuuuhhhuuu!!!! \o/

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Isto é um reflexo límpido dos tempos em que vivemos, nunca estivemos tão próximos, mas nunca estivemos tão longe uns dos outros também...é como o exemplo do arquipélago, nossas ilhas isoladas até se aproximam, mas nunca mais formaram o continente primitivo.

23:58  

Postar um comentário

<< Home