22 abril, 2005

Solipsismo digital

Continuando o outro post... Essa falsa segurança gerada pela desnecessidade de contato físico é em parte a responsável pela enchente de privacidades expostas na web, há uma sensação de que não faz diferença, que não será levado ao pé da letra ou que simplismente por estar publicado não será levado a sério.

É esse solipsismo digital que me preocupa. Enquanto eu escrevo esse texto (num blog, que ironia), espero que alguém o leia, mas não espero que esse alguém exista ou espero que exista mas não acredito realmente nisso e não tenho como provar. Mesmo nossos amigos próximos quando se tornam "invisíveis" ficam desfocados sob as lentes da realidade. De alguma forma sabemos que foram eles que comentaram nosso blog, mas a sua desmaterialização gera dúvidas.

Existem outros motivos que eu não ignoro, como o excesso de individualização na sociedade atual, incentivando pessoas a buscarem mais contato na rede, mas por enquanto era sobre isso que eu queria falar.